Monthly Archives: maio 2015

Chefe de Turno no Grupo Cerealis (2 vagas)

MISSÃO DA FUNÇÃO

Controlar e assegurar no seu turno o cumprimento de todas as tarefas previstas/planeadas e a resolução das situações imprevistas. Distribuir as diferentes tarefas operacionais e os recursos disponíveis num determinado período de tempo, cumprindo as condições adequadas de segurança alimentar, e segurança, higiene, saúde e ambiente, de forma a garantir o cumprimento dos objetivos e a obtenção dos níveis pretendidos de produtividade da Equipa.

Responsabilidades e Atividades da função:

1. Organizar o trabalho do seu turno, afetando os meios humanos e os equipamentos necessários ao cumprimento dos planos de produção, de acordo com as normas dos Sistemas da Qualidade, SHST, Ambiente e Segurança Alimentar. Abrange:

  1. Assistir/apoiar os operadores e solucionar anomalias detetadas no âmbito das suas funções.
  2. Colaborar com os Responsáveis na elaboração do programa semanal de produção.
  3. Assegurar o controlo, registo e validação de todos os elementos necessários à gestão, controlo de produção e os reports da produção a nível do sistema informático.
  4. Alertar o Responsável do sector, em caso de anomalia significativa, que coloque em risco a produtividade ou as características desejáveis do produto, garantindo a arrumação e limpeza de equipamentos, ferramentas e instalações.
  5. Garantir as melhores condições de funcionamento dos equipamentos, alertando sempre os Serviços Técnicos, assegurando a abertura da respetiva O.T. (Ordem de Trabalho), bem como colaborar com os serviços técnicos no que respeita a novas instalações, transformações, manutenções extraordinárias, e identificação de situações passíveis de correção.
  6. Registar no arquivo informático (base de dados) definido sempre que introduza novos parâmetros nas linhas em coordenação com o responsável da fábrica.
  7. Coordenar a exploração dos equipamentos fabris a cargo dos operadores e atuar diretamente sobre o comando dos mesmos quando necessário.
  8. Reportar diariamente ao seu Responsável Hierárquico, as condições de exploração do sector: efetivos, disponibilidade e qualidade dos produtos acabados e semiacabados, materiais de embalagem, trabalhos de manutenção em curso, resultados de intervenções concluídas e situações de mau funcionamento.

2. Preencher e organizar toda a documentação necessária da sua área funcional e assegurar uma correta receção de todas as informações relevantes do turno anterior, assim como dar continuidade ao trabalho do turno precedente e fazer uma correta passagem de informação para o turno seguinte.

3. Contribuir com oportunidades de melhoria / comentários na elaboração do plano semanal de produção, junto da respetiva chefia.

4. Coordenar e gerir, em coordenação com o seu responsável hierárquico, a Equipa de Colaboradores afetos, destacando-se:

  1. Atribuir responsabilidades aos diversos elementos da equipa e acompanhar a respetiva concretização.
  2. Identificar as necessidades de recrutamento/reafectação de recursos.
  3. Identificar as necessidades de formação da sua equipa.
  4. Ministrar formação técnica aos seus colaboradores de forma a garantir que estes estejam aptos ao exercício das suas funções.
  5. Validar, de acordo com a periodicidade definida, a execução das normas, procedimentos e instruções técnicas, por parte dos Colaboradores afetos.
  6. Realizar a avaliação de desempenho dos elementos / equipas do(s) turno(s) que chefia.

Requisitos de Desempenho da Função:

  • Formação académica de nível Superior em Engenharia Mecânica ou Eletrotécnica, preferencialmente.
  • Experiência profissional mínima de 3 anos em ambiente Industrial.
  • Experiência profissional em Gestão de Equipas (obrigatório).
  • Formação e/ou Conhecimentos nas áreas de Produção, Controlo da Qualidade, Manutenção e Processos Alimentares
  • Conhecimento das metodologias Lean (fator preferencial).
  • Bons conhecimentos de informática na ótica utilizador.
  • Conhecimento da Língua Inglesa, preferencialmente.
  • Disponibilidade para trabalhar em regime de turnos/ laboração contínua
  • Competências de base: Coordenação e gestão de pessoas e trabalho; Rigor, qualidade (e/ou inovação na execução); Identificação, antecipação e/ou resolução de problemas; Cooperação / serviço interno / trabalho em equipa

 

Todos os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar por turnos, inclusive laboração continua.

Ana Leite
Cerealis, SGPS, S.A.
Direção Recursos Humanos
ana.leite@cerealis.pt

Engenharia Eletrónica

Procuram-se interessados em integrar uma equipa de trabalho a desenvolver sistemas de apoio para clínicas veterinárias. A pessoa deverá possuir:

  • Mestrado em Engenharia Eletrónica, Engenharia Biomédica (ramo eletrónica), e áreas afins;
  • Excelentes conhecimentos e prévia experiência com eletrónica de sensorização e sistemas de aquisição e processamento de biosinais;
  • Bons conhecimentos na área de programação (preferencialmente em redes sem fios);
  • Razoável domínio da língua inglesa.

 Está disponível uma bolsa de investigação para suportar o desenvolvimento deste trabalho. A equipa poderá simultaneamente apoiar uma candidatura a bolsa de doutoramento pela FCT, se o candidato possuir perfil e classificação final de mestrado compatíveis com isso.

 Plano de trabalhos: A equipa de trabalho está a desenvolver um sistema para monitorização da atividade de animais, de forma não intrusiva, mas ao mesmo tempo produzindo dados precisos e associados ao posicionamento e estado fisiológico do animal. Para isso serão utilizados sensores para recolher biosinais básicos, que comunicarão através de uma rede sem fios. Este sistema permitirá inovar a nível dos cuidados prestados em clínicas animais, mas também terá uma versão para uso doméstico.

Este trabalho é em parceria entre a Escola de Ciências da Saúde e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Os interessados devem entrar em contacto com o Prof. Ricardo Simões (rsimoes@dep.uminho.pt).