Bolsa de Investigação – Projeto STOP (Universidade de Coimbra)

** Prazo limite para receção de candidaturas: 29 de setembro de 2017 **

A Universidade de Coimbra abre concurso para a atribuição de uma (1) bolsa de investigação (BI) para Mestre, no âmbito do projeto de I&D em copromoção “STOP – Seguranças robóTicos coOPerativos”, com a ref.ª CENTRO-01-0247-FEDER-017562, financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Programa Portugal 2020, que visa o desenvolvimento, implementação e validação em cenários reais de sistemas automáticos para vigilância de infraestruturas baseados em equipas de robôs móveis.

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto STOP centra-se no desenvolvimento, validação e aplicação em cenários reais de sistemas automáticos para vigilância de infraestruturas baseados em equipas de robôs móveis. O projeto visa a transposição para cenários reais de uma série de contribuições científicas do grupo de investigação da Universidade de Coimbra no âmbito do patrulhamento distribuído multi-robô, já validadas em contexto de simulação e laboratorial, com o intuito de evidenciar as vantagens económicas e técnicas associadas ao patrulhamento utilizando múltiplos robôs cooperativos, numa perspetiva tecnológica para valorização comercial do conhecimento científico produzido. O projeto tem como enfoque o desenvolvimento e integração de características técnicas inovadoras com o intuito de adequar o protótipo laboratorial aos requisitos dos cenários reais, sendo de destacar a capacidade de perceção automática de situações anómalas tendo em consideração informação de contexto, bem como a operação resiliente durante longos períodos de tempo do sistema robótico para patrulhamento.

PLANO DE TRABALHOS
O bolseiro integrará uma equipa de investigação multidisciplinar que inclui o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) – Universidade de Coimbra, a empresa Ingeniarius, e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV). O trabalho será realizado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Prof. Doutor Rui P. Rocha, tendo como tarefas principais as seguintes:
i) Conceção, implementação e teste de algoritmos para deteção e identificação automáticas, em tempo real, de situação anómalas no contexto de missões de patrulhamento multi-robô de infraestruturas;
ii) Implementação de protótipos usando o middleware Robot Operating System (ROS) e validação em simulação e em cenários de aplicação reais de sistemas multi-robô, baseados em métodos de patrulhamento multi-robô e métodos de visão por computador para deteção e identificação automáticas de situações anómalas;
iii) Realização de demonstrações, exibições públicas e outras ações de disseminação das tecnologias e protótipos desenvolvidos no projeto, em colaboração com os restantes parceiros do projeto.

PERFIL PRETENDIDO
A bolsa destina-se a um Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, ou área afim. O candidato ideal teria excelentes competências para o desenvolvimento de programas em ambiente Linux e usando a linguagem de programação C++, experiência no desenvolvimento de software para robôs usando o middleware Robot Operating System (ROS), experiência na utilização de bibliotecas de visão por computador, nomeadamente OpenCV, PCL (Point Cloud Library) e OpenPR, facilidade em relações interpessoais e trabalho em equipa, e uma forte motivação para participar nas atividades do projeto.

TERMOS DE CONTRATAÇÃO
O candidato selecionado será contratado por um período de 11 meses, com início em novembro de 2017, em regime de exclusividade, de acordo com o Estatuto do Bolseiro de Investigação da Universidade de Coimbra e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. O contrato poderá ser renovado até ao final do projeto se ambas as partes o desejarem.

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA
A candidatura é formalizada através do envio eletrónico dos seguintes documentos obrigatórios:
i) Cópias digitais de certificados dos graus académicos obtidos;
ii) Curriculum Vitae – tem de mencionar a média final de mestrado, o título da dissertação e a lista de unidades curriculares frequentadas no mestrado e na licenciatura que o precedeu;
iii) Carta de Motivação.

A candidatura poderá também incluir os seguintes elementos facultativos:
- Cópias digitais de certificados de participação em cursos de especialização, workshops, escolas de verão, e afins, com relevância para a valorização do perfil do candidato;
- Cartas de referência dos atuais ou anteriores supervisores das/os candidatas/os com experiência anterior de participação em projetos I&D;
- Outra documentação considerada relevante pela/o candidata/o para a avaliação do seu mérito, e.g. cópia digital da dissertação de mestrado.

Os candidatos terão de manifestar na carta de motivação disponibilidade para iniciar funções na Universidade de Coimbra a 1 de novembro de 2017.
Visto que os dois candidatos com o melhor currículo serão entrevistados em outubro de 2017, os candidatos deverão fornecer o seu contacto skype na informação de contacto incluída no CV.
O processo de candidatura terá de ser enviado até à data limite de **29 setembro 2017**, em formato PDF, para o endereço de e-mail: rui.rocha[at]uc.pt

Para mais informações, consultar o edital do concurso disponível em: