Bolsas de Investigação para Mestres (U. Coimbra)

ANÚNCIO – 2 BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO – MESTRE
** Prazo limite para receção de candidaturas: 10 de setembro de 2017 **Estão abertos concursos para atribuição de duas Bolsas de Investigaçãos (BI) para Mestre no âmbito do Projeto EuroAGE – Iniciativas Inovadoras para a Promoção do Envelhecimento Ativo na Região EuroACE, com a ref.ª POCTEP-0043_EUROAGE_4_E, financiado pelo Programa de Cooperação Interreg V A Espanha – Portugal (POCTEP 2014-2020).

Projeto: O projeto EuroAGE tem por objetivo fomentar a vida autónoma saudável, principalmente dos idosos mas também de todo o tipo de pessoas com algum grau de dependência, através da promoção de iniciativas inovadoras baseadas nas tecnologias e conhecimento colocados à disposição pelos parceiros de investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+I) envolvidos no projeto. O projeto envolve a cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha de parceiros da região EuroACE – em Portugal, a região Centro e o Alentejo, em Espanha, a comunidade autónoma da Estremadura – um território da Península Ibérica fortemente afetado pelo envelhecimento da população. A equipa da Universidade de Coimbra que participa no projeto irá demonstrar e validar junto da população idosa a utilização de robôs sociais e de “smart homes” como peças fundamentais na promoção do envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva e sócio-emocional, e do incentivo à prática de atividade física, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e do aumento da esperança de vida saudável, sobretudo da população idosa.

Requisitos de admissão: i) Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica, ou área afim; ii) total disponibilidade para iniciar funções na Universidade de Coimbra a 1 de outubro de 2017 ou no primeiro dia útil subsequente a esta data.

Duração e regime de atividade: O candidato selecionado será contratado por um período de 6 meses, com possibilidade de renovação, em regime de exclusividade, de acordo com o Estatuto do Bolseiro de Investigação da Universidade de Coimbra e com o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 121, de 25 de junho de 2012.

Local de trabalho: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Valor do subsídio de manutenção mensal: De acordo com a tabela de valores das bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia atribuídas pela FCT: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt (980€), acrescendo o Seguro Social Voluntário e o Seguro de Acidentes Pessoais.

Bolsa 1 – Perfil 1:

– Perfil Pretendido: Conhecimentos e experiência no desenvolvimento de software para robôs usando o middleware Robot Operating System (ROS), com a linguagem de programação C++ e o sistema operativo Linux; conhecimentos de visão por computador e experiência anterior na implementação em C++ de algoritmos usando bibliotecas de visão por computador; elevada motivação para trabalhar no projeto EuroAGE; boa capacidade de comunicação oral.

– Fatores de Preferência: Conhecimentos e experiência anterior em reconhecimento de padrões e aprendizagem automática; conhecimentos e experiência anterior em robótica móvel.

– Descrição do Trabalho: Desenvolvimento, validação e disseminação de tecnologias de “Ambient Assistive Living” para promoção do envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva e sócio-emocional, e do incentivo à prática de atividade física, baseados na interação do idoso com robôs sociais e “smart homes”. O plano de trabalhos inclui as seguintes tarefas principais: i) Desenvolvimento, implementação e teste de algoritmos de reconhecimento de atividades do idoso em interação com o robô social; ii) Desenvolvimento, implementação e teste de algoritmos de navegação do robô social baseados em dados 3D; iii) Desenvolvimento e validação de uma arquitetura para “Ambient Assisted Living” e promoção do envelhecimento ativo; iv) Validação, demonstração e disseminação das tecnologias do projeto junto da população idosa e da rede de cuidadores.

– Orientação científica: Prof. Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha

– Envio da candidatura: As candidaturas à Bolsa 1 deverão ser enviadas para o endereço rui.rocha@uc.pt.

– Edital detalhado disponível no portal Eracareers: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=91966

Bolsa 2 – Perfil 2:

– Perfil Pretendido: Conhecimentos e experiência no desenvolvimento de software para robôs usando o middleware Robot Operating System (ROS), com a linguagem de programação C++ e o sistema operativo Linux; conhecimentos de visão por computador e experiência anterior na implementação em C++ de algoritmos usando bibliotecas de visão por computador; elevada motivação para trabalhar no projeto EuroAGE; boa capacidade de comunicação oral nas línguas Portuguesa e Inglesa.

– Fatores de Preferência: Conhecimentos e experiência anterior em reconhecimento de padrões e aprendizagem automática.

– Descrição do Trabalho: Desenvolvimento, validação e disseminação de tecnologias de “Ambient Assistive Living” para promoção do envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva e sócio-emocional, e do incentivo à prática de atividade física, baseados na interação do idoso com robôs sociais e “smart homes”. O plano de trabalhos inclui as seguintes tarefas principais: i) Projeto, instalação e manutenção de um “living lab” para suporte das atividades do projeto; ii) Desenvolvimento, implementação e teste de algoritmos de reconhecimento de atividades do idoso usando sensores de ambiente, dando especial relevo a câmaras e sensores de profundidade; iii) Reconhecimento e registo de atividades do idoso baseado na cooperação entre os sensores móveis do robô e os sensores estáticos da casa inteligente; iv) Desenvolvimento e validação de uma arquitetura para “Ambient Assisted Living” e promoção do envelhecimento ativo; v) Validação, demonstração e disseminação das tecnologias do projeto.

– Orientação científica: Prof. Doutor Paulo Jorge Carvalho Menezes

– Envio da candidatura: As candidaturas à Bolsa 2 deverão ser enviadas para o endereço PauloMenezes@isr.uc.pt.

– Edital detalhado disponível no portal Eracareers: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=91968

Formalização da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes documentos para o endereço de email indicado indicado mais acima, correspondente à bolsa e perfil a que diga respeito a candidatura:

– Obrigatórios: i) Cópias digitais de certificados dos graus académicos obtidos; ii) CV – tem de mencionar a média final de mestrado, o título da dissertação e a lista de unidades curriculares frequentadas no mestrado e na licenciatura que o precedeu; iii) Carta de Motivação – a candidata/o terá de demonstrar total disponibilidade para iniciar funções na Universidade de Coimbra a 01/10/2017.
– Facultativos: outros docs. com relevo para aplicação dos critérios de seleção.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 3 de julho a 10 de setembro de 2017. As candidaturas deverão ser formalizadas em formato pdf para um dos endereços de email indicados mais acima (ver Bolsas/Perfis 1 e 2), dependendo da bolsa a que a candidatura diga respeito.Constituição do Júri de Avaliação: Professor Doutor Paulo Jorge Carvalho Menezes, Professor Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha e Doutor Luís Carlos Gonçalves Ferreira dos Santos.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados através de email acerca dos resultados de seleção.